INTRODUÇÃO: De todos que se chegaram aos pés de jesus este homem foi o único que saiu pior do que havia chegado. (mc.10:17). O jovem rico é uma advertência para aqueles que querem uma fé que não mude seus valores nem perturbe seu estilo de vida. Jesus não ordena a todos os pecadores que vendam tudo o que tem e deem aos pobres, mas Ele nos mostra como devemos crer.

Para que ninguém venha até Jesus e saia pior, o que é necessário?

1- ENTENDER CRISTO CORRETAMENTE

Para os judeus só quem era bom era Deus. Este era um adjetivo usado apenas para Deus (Sl.25:8; 34:8; 86:5; 106:1).

A pergunta para o rapaz foi um teste pra ver se ele sabia o que estava dizendo. Jesus mostra pra ele que ele não acreditava que Jesus era Deus. Pois se cria, porque não obedeceu a ordem e vendeu tudo o que tinha e deu aos pobres?  Ele não cria que Jesus era Deus. (O Cristo).       

2- VER O PECADO CORRETAMENTE

Ele achava que poderia fazer alguma coisa para acertar as contas com Deus. O pecado não é uma ação externa, tem a raiz na natureza do homem caído…(Adão).

Nada do que ele fizer de bom vai mudar a natureza dele….ele achava que se fizesse coisas boas e religiosas estava tudo bem.

O pecado afronta Deus. Mas Jesus amou aquele rapaz e deu a ele a chance da salvação… (Mc.10:21)

3- VER A SALVAÇÃO CORRETAMENTE

Ele via a salvação como os judeus da época viam, e muita gente ainda hoje vê. (Jo.6:28). O jovem rico achava que fazendo alguma coisa ele conseguiria a vida eterna…Isso é típico do religioso. O que me falta ainda (fazer?) (Mt.19:20) Novamente a pergunta é baseada no mérito próprio… ELE DESCOBRIU QUE EXISTEM COISAS QUE NÃO PODEM SER COMPRADAS (A salvação é uma delas).

A SALVAÇÃO NA MENTE DOS DISCÍPULOS:

Eles ficaram preocupados porque eles foram ensinados que ser abençoado materialmente era sinal de que Deus se agradava da pessoa. Olha a pergunta deles: Se o homem rico não pode ser salvo, o que será de nós? Eles eram pobres e tinham deixado tudo, e agora.

Jesus não é contra a riqueza, o que não pode é amar os dois…

Mt. 5:3… Ser pobre de espírito quer dizer:

Não ter confiança em méritos próprios…

É ser humilde pra reconhecer que só Cristo salva…

É ser humilde e dependente somente da Graça… Mt. 19:27-29

Por fim, Jesus responde aos discípulos com uma promessa maravilhosa tanto nesta vida como na próxima: Eles teriam tronos…Seriam recompensados 100 vezes mais com tudo de bom que teriam renunciado por amor a Ele. Em outras palavras, eles não estavam fazendo um sacrifício, eles estavam fazendo um investimento.

 

COMPARTILHAR:

1- Contente em poucas palavras qual tem sido sua visão de Jesus e o que Ele representa pra você?

2- Em Lc:18: 18 a 30. Compartilhe o que mais chama a sua atenção nesta passagem biblica? Por que?

3- Aquele homem descobriu que sendo rico, tinha coisa que não poderia ser comprada, a salvação é uma delas. Como é possivel se ter a salvação? Porque?

Líder faça o apelo. Amém!


0 comentários

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese