EGITO OU TERRA DAS PROMESSAS

INTRODUÇÃO:  No livro de Gênesis como os filhos de Jacó foram parar no Egito por causa de uma fome que assolava a terra de Canaã. De pouco mais de 70 pessoas, eles se multiplicaram e se tornaram um povo numerosíssimo. Por isso foram feitos escravos por mais de 400 anos. Deus, então, levantou Moisés que os libertou do Egito. Somente Josué e Calebe entraram na terra prometida acompanhados da geração dos filhos dos que haviam saído do Egito. Moisés morre e, agora, sob o comando de Josué, enfim o povo iria começar a conquista da terra. Ao chegar em Gilgal Deus declara “ hoje removi de vocês a humilhação sofrida no Egito”. Deus quer remover a humilhação do Egito das nossas vidas.Vamos compreender alguns pontos:1)    O que simboliza o Egito?O Egito era o lugar da escravidão, humilhações e sofrimentos. No Egito os hebreus eram açoitados, trabalhavam duramente e não tinham liberdade. O mundo é como o Egito onde as pessoas vivem escravizadas sem perceber: são escravas dos vícios, dos pecados que dominam suas vidas, das enfermidades físicas e emocionais, do trabalho, da vida sem propósito
2)   Deus também quer nos libertar do EgitoEm Êxodo 3:7 que Deus viu a opressão e o sofrimento do seu povo e resolveu descer para livrá-los. Assim também aconteceu conosco. Vendo a situação das pessoas oprimidas e escravizadas Deus tomou a iniciativa e “desceu” na pessoa de JESUS para oferecer uma nova vida a todos os que desejassem fazer parte do seu povo. O desejo de Deus é que todas as pessoas desfrutem dessa nova vida em Cristo.

3)   Para conquistar a nova vida é preciso deixar o Egito
Quando Moisés negociava com o faraó do Egito a saída do povo de Israel, uma das propostas que o faraó fez foi que o povo servisse a Deus lá mesmo ou que saísse, mas não fosse muito longe. Isso foi veementemente negado por Moisés. Não é possível servir a Deus e continuar no Egito.            É preciso haver uma escolha definitiva: ou o Egito ou a terra das promessas. As promessas de Deus são reais e Deus é fiel para cumprir cada uma delas

.4)   Você não pode ter saudades do Egito 
Durante os 40 anos que o povo andou pelo deserto, várias vezes eles quiseram voltar para o Egito. Só era aparecer uma dificuldade que eles cogitavam em voltar. Eles tinham saudades do Egito. Você não pode ficar com saudades da vida que tinha antes. Afinal de contas, a vida com Jesus é infinitamente melhor!!! Você não pode, na hora da dificuldade, achar que a saída é voltar pra sua velha vida. Você não pode se esquecer de onde Deus te tirou e do que Ele te livrou.Rompa definitivamente com o Egito e comece um tempo de conquistas de promessas! 

COMPARTILHAR:

1- O que simboliza o Egito hoje e a quem podemos comparar alguém que vive no Egito?

2- Leia Êxodo 3:7. Deus também quer nos libertar do Egito. O que Deus fez para isto acontecer e como Ele faz isso hoje? Comente.

3- É preciso haver uma escolha definitiva: ou o Egito ou a terra das promessas. As promessas de Deus são reais e Deus é fiel para cumprir cada uma delas. Creia!! Mas é preciso deixar o Egito, ou seja, decidir viver uma vida para Deus, dentro dos propósitos dEle, obedecendo às leis que Ele estabeleceu. AINDA HÁ NA SUA VIDA ALGUMA ÁREA QUE  INDICA INFLUENCIA DO EGITO E QUE VOCÊ GOSTARIA DE COMPARTILHAR?

4- Leia I João 2:15. Há pessoas que amam esse mundo e, por isso, trocam Deus pelos aparentes prazeres que o mundo oferece. Você não pode ficar com saudades da vida que tinha antes. Afinal de contas, a vida com Jesus é infinitamente melhor!!!


0 comentários

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese