Na Aliança de Deus com Abraão (Abraâmica), vemos o mistério da Nova Aliança. Para entendermos a Nova Aliança, precisamos entender a Aliança Abraâmica. 

1- Só participamos de Aliança com Deus pela fé, como fez Abraão (vs. 5,6) Primeiro Abraão teve que crer, depois Deus fez a Aliança com ele. Só entramos para a Nova Aliança através da fé na obra consumada da Cruz.

2- É necessário ter um sacrifício (vs. 9,10) Na Nova Aliança não foram animais que foram sacrificados, mas o próprio corpo do Senhor Jesus que foi partido e teve o seu sangue derramado. O que aquele sacrifício indicava: Indicava o desejo de Deus de fazer uma aliança de sangue com o homem através de Cristo Mateus 26:26-28. A Aliança de sangue faz com que as partes que entram na aliança tornem-se totalmente unidas. Fomos unidos a Cristo. Deus não faz distinção entre nós e seu Filho. ( por isso Ele é o cabeça e nós o corpo, não há como separar as duas partes). Atos 9:1, 4-5. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.” A igreja é Cristo são um.

3- A Aliança de sangue significava que o mais forte tinha que proteger o mais fraco. Quando o fogareiro e tocha passaram entre os animais, Deus estava dizendo: Eu vou te proteger nem que isso custe a minha própria vida. Jesus estava disposto a entregar a própria vida por nós, para nos manter a salvos. Cl. 3:3,4. Escondidos quer dizer guardados. Nós estamos em Cristo.

4- A Aliança de sangue envolvia o compartilhamento de bens. 

Abraão sabia que Deus daria a terra prometida a seus descendentes porque agora tudo que era de Deus era dele também. (vs. 18-21) Depois de fazer a aliança de sangue nenhuma das partes poderia reivindicar algo como exclusivamente seu. Já não havia separação de bens. Na Aliança de Sangue com Cristo, nós entramos com a dívida e Jesus entrou com o crédito. Ele pagou a nossa dívida e agora tudo o que é dEle é nosso também. 

PERGUNTAS: 

1- Só participamos de Aliança com Deus pela fé, como fez Abraão (vs. 5,6). Primeiro Abraão teve que crer, depois Deus fez a Aliança com ele. O que Deus falou claramente com você nesta palavra? COMPARTILHE. 

2- A Aliança de sangue faz com que as partes que entram na aliança tornem-se totalmente unidas. Fomos unidos a Cristo, Deus não faz distinção entre nós e seu Filho. ( por isso Ele é o cabeça e nós o corpo, não há como separar as duas partes). Qual foi o seu entendimento a respeito dessa Aliança de Sangue? COMENTE. 


0 comentários

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese