7- VIVENDO DEBAIXO DO FAVOR DO REI (2SAMUEL 9:1-13)

Mefibosete era neto de Saul que foi o primeiro rei de Israel e ele era filho de Jônatas. Ele era um príncipe de Israel. Todavia, apesar dele ser um príncipe, desde criança a vida dele foi muito sofrida. Quando ele tinha de 4 para 5 anos de idade, ele caiu e quebrou as duas pernas ficando coxo. E, só para completar o sofrimento, ele ainda perdeu o avô, o pai e os tios numa guerra, ficando praticamente sozinho. Ele tinha uma vida tão sofrida que o significado do nome dele, em hebraico, é “vergonha destruidora”.

Vejamos alguns pontos:

1- Deus deseja usar de bondade com a nossa vida. (V7)

“7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo…” “Não temas!”. Esse temor aqui não é um temor de respeito simplesmente. É um temor de medo mesmo. “Não precisa ter medo.

Esse era o coração de Davi, um coração bondoso, um coração abençoador e esse também é o coração do Deus que nós servimos. Nós não servimos a um Deus mal, vingativo, de ódio, nós servimos a um Deus que é bom, um Deus de graça, de amor, de misericórdia (Salmo 23:6).

2– O Senhor Jesus deseja nos tirar do deserto (2Samuel 9: 4)

O nome Mefibosete significa “vergonha destruidora” e ele realmente vivia uma vida de vergonha e destruição. E Lo-Debar também possui um significado Lo é um prefixo que significa “Sem” e Debar significa “Pastagem, suprimento, comida”. Juntando tudo isso, Lo-Debar quer dizer lugar que não tem comida, lugar de infertilidade. Apesar de ser descendente da realeza, esse era o lugar que ele vivia.

Jerusalém significa “Lugar de paz”. Jerusalém, naquela época era o melhor lugar de Israel para se viver; era a maior cidade, a cidade mais desenvolvida, rica e segura.O desejo de Deus é tirar você do deserto e te levar para um lugar de paz. Ele deseja levar você para os pastos verdejantes; para as águas de descanso; para o lugar da abundância; para o lugar da prosperidade; da saúde; para o lugar da provisão; para um lugar seguro; para um lugar de alegria… a única coisa que nós precisamos fazer é confiar na bondade Dele!

3- Não tinha revelação de quem ele era. Marcos 9:23

“Tudo é possível aquele que crê”

Mefibosete era neto de rei e não cão morto.

Tem gente que acha que ter humildade, é se diminuir, e falar que você não é nada mesmo. Humildade na Bíblia não é você reconhecer quem você é em Deus. E quem nós somos em Deus? Nós somos filhos amados, mais do que vencedores. E nada pode mudar essa realidade. Você não é um cão morto, você é alguém que tem muito valor para Deus.

Mefibosete saiu de Lo-Debar e foi morar em Jerusalém. Ele saiu de um lugar de sofrimento e foi para um lugar de paz. Onde ouve restituição de sua herança e passou a comer na mesa do rei, ou seja, a posição dele no meio da realeza foi restaurada.

Assim Deus também deseja usar de bondade com a sua vida.

Ele quer tirar você do deserto e levá-lo para um lugar de paz. Ele deseja restaurar a sua vida e restituir tudo o que o inimigo roubou de você: a sua saúde, a sua paz, a sua alegria, a sua prosperidade. Apena  confie na bondade DELE.

PERGUNTAS:

1- “Não temas, porque usarei de bondade para contigo…” Como Deus deseja usar de bondade com a nossa vida? COMENTE.

2- O desejo de Deus é tirar você do deserto e te levar para um lugar de paz. Compartilhe se você está vivendo esse favor de Deus em sua vida?

3- Quem nós somos em Deus? Por que?

Faça uma oração. Convide todos para o TADEL e deixe bem claro que depois da célula é a reunião mais importante. Todas as terças-feiras às 19h30 na Ágape Central.


0 comentários

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese